Pular para o conteúdo

O REALEJO DA COMUNICAÇÃO

  • por

O Realejo

Vocês se lembram dos realejos? Para quem nunca viu um (pobre pessoa!), vou explicar o que é. Realejo é uma máquina de música movida a manivela. Esta gira um tambor com pontos em relevo, que vão fazendo vibrar lâminas de metal, produzindo cada uma um som diferente, e assim se faz a melodia. Em cima dessa caixa fica uma gaiola com um periquito ou maritaca dentro, e com uma portinha com as dobradiças bem frouxas.

a magia

A manivela é acionada por um senhor geralmente de idade (e ainda mais para um garoto, sempre parecia alguém velho), com cara bem humilde e feliz, que carregava tudo isso à frente do corpo, pendurado numa alça a tiracolo. Para apoiar no chão quando ele para, embaixo da caixa tem um pé de madeira como se fosse de uma mesa, que permite que a gaiola fique na altura dos olhos dos clientes, para eles verem o espetáculo da comunicação homem-ave. O homem do realejo vai caminhando pelas calçadas da cidade, parando as vezes em lugares movimentados, à procura de alguém disposto a pagar pelo pequeno show que ele proporciona. Em troca, ele dá a previsão da sorte de cada um, bem mais rapidamente que qualquer cartomante.

O som de um realejo é inconfundível, e quando ouvíamos, mesmo de longe, já sabíamos que era um se aproximando, e ficávamos procurando em volta – e nao estou falando só das crianças não – ansiosos pela sua aparição. Simplesmente queríamos aquilo ao nosso lado, para conhecer nossa fortuna trazida por um pequeno, mas sábio pássaro, que devia ter alguma ligação direta com Deus e assim nos trazia a própria mensagem divina personalizada e materializada num papelzinho sempre colorido. Até a cor do papel significava alguma coisa.

Na minha infância era bem comum acha-los pelas ruas. Lembro que muitas vezes ia com meus pais almoçar fora em algum restaurante, ou passear em algum lugar, como um parque, por exemplo, e sempre encontrávamos um por ali, à espera de crianças curiosas como eu para saber o que o periquito queria dizer.

Pensando bem, para falar a verdade, o mais importante para mim, naquela época, era ver o pássaro ensinado fazer algo tão extraordinário como escolher um papelzinho naquele mar de papeizinhos dentro da gaveta a sua frente. E o mais curioso de tudo, era tentar entender como ele sabia qual papelzinho dar para cada pessoa. Aos olhos de um garoto pequeno, inocente e crédulo em tudo, era pura mágica!

Muita gente lida com a comunicação como se estivesse encontrando um realejo pela frente.

Eles não se preparam para encontrar um, não planejam nada, simplesmente deixam o destino dizer se vai acontecer ou não naquele dia, naquele lugar.

Quando encontram alguém com quem devem devem ou podem interagir, não sabem bem como se portar (em termos de comunicação), assim como não saberiam como interagir com um passarinho.

Também não fazem a menor ideia e, portanto, nao estão preparados para o que esse “passarinho” vai lhes dizer. Simplesmente contam com sua capacidade de improviso na comunicação. E essa capacidade de improviso todo mundo acha que a tem muito forte e desenvolvida. Essa falsa impressão, na maioria das vezes errônea, acontece porque todo mundo se comunica com outros na maior parte do tempo em que passam acordadas, e acham que isso é suficiente par lhes dar essa “experiência” adquirida.

Acontece que, na comunicação interpessoal eficiente, quantidade não é qualidade. Não é porque o sujeito fala o dia inteiro com outros sujeitos, que ele está preparado e pronto para se comunicar bem com qualquer um que encontre pela frente. Nem em situações normais, e muito menos se for uma situação tensa em qualquer sentido, que sempre agrava qualquer problema que possa existir.

esteja preparado

Comunicar-se com o próximo requer técnica para se tornar uma boa interação, senão será apenas uma troca de palavras. Principalmente, repito, se for numa situação tensa, ou numa situação importante, que envolva o trabalho, ou o destino, ou o bem-estar, ou a saúde, ou até a vida da pessoa ou de alguma outra pessoa próxima.

Assim, conhecer técnicas de comunicação interpessoal, e usa-las para estar preparado para o que pode encontrar quando virar qualquer esquina da vida, é fundamental para quem quer ser um bom comunicador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *